Seminário “Universidade na conjuntura atual: por uma política de assistência estudantil na pós-graduação da UFPB”



    Diante do cenário de golpe na democracia brasileira, promovido pelas elites político-econômicas, evidenciamos a retirada crescente dos direitos da classe trabalhadora.
Nessa esteira, o direito à educação pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada, encontra obstáculos reais para sua materialização. 
Na política da assistência estudantil, por exemplo, constatamos a retirada de recursos para seu financiamento, o que repercute na sua operacionalização cada vez mais focalizada para concessão de auxílios estudantis.
Já os(as) estudantes de pós-graduação não têm a garantia mínima de uma política de permanência. Apresentam, assim, diversas dificuldades socioeconômicas que impactam nas suas condições de vida, de trabalho e de estudo, comprometendo a permanência com qualidade nos cursos nesse âmbito da formação.
Recentemente houve a implantação do setor de Serviço Social na Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFPB, o que representa uma conquista importante para a garantia de direitos aos estudantes, porém ainda não temos uma política que assegure a permanência dos(as) mesmos(as).
Com o objetivo de contribuir para o fortalecimento das ações voltadas à permanência, convidamos a comunidade acadêmica, em especial os estudantes, para discutirmos estratégias voltadas à formulação de uma política de assistência estudantil para os(as) estudantes de Pós-Graduação da UFPB, fundamental para a defesa do direito à educação.   

Acesse aqui  Formuário de inscrição
(Baixe o arquivo e preencha as informações. É necessário nos encaminhar por email)

Realização: Grupo de Estudos sobre Trabalho, Educação e Serviço Social
Apoio: ADUFPB e CRESS/PB



 
                                               


Contato da organização do evento:  
getessufpb@gmail.com
Fone: (83) 99118-1365








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Minicurso Sistematização da experiência profissional dos/as assistentes sociais inseridos na educação básica

Grupo de Estudos sobre Trabalho, Educação e Serviço Social

Calendário de atividades do GETESS